SemUni: oportunidade de conhecer a formação integral que a UnB proporciona

Semana Universitária promove atividades voltadas ao âmbito social e acadêmico

Por Ingrid Ribeiro e Isadora Dueti

#EuFico. Essa é a hashtag da XVII Semana Universitária da UnB (SemUni). Com temática Ciência, Ousadia e Integração Social: Conhecimento, Democracia e Resistência, a SemUni busca refletir sobre o papel universitário, não apenas no âmbito acadêmico, mas também na formação social, por meio das relações intrínsecas entre ensino, pesquisa e extensão. O evento ocorre nos dias 22 a 27 de outubro, nos campi da Universidade de Brasília (UnB), e contará com palestras, debates, workshops e atividades de diversas áreas da universidade.

A SemUni é organizada pelo Decanato de Extensão (DEX) e reúne cerca de 10 mil participantes, entre alunos, professores, servidores e comunidade externa, para mais de 400 atividades gratuitas divididas entre todos os campi da UnB: Darcy Ribeiro, Gama, Ceilândia e Planaltina. Neste ano, o evento comemora os 55 anos da universidade e os 50 anos do projeto Rondon, o qual possibilita estudantes a realizarem projetos multidisciplinares em comunidades carentes.

A semana contará também com a presença de alguns pesquisadores de grandes universidades estrangeiras, como o neurocientista e professor da Universidade de Columbia (EUA) Carl Hart. Ele participará de uma mesa redonda sobre o assunto Novo olhar sobre as drogas às 9h no Instituto Central de Ciências e depois, às 14h, discutirá sobre Genocídio da juventude negra na Faculdade de Direito. Para esta, é necessário se inscrever.

As inscrições e a programação estão no site do DEX . Algumas atividades não requerem inscrição prévia, basta ir ao local e horário informado para participar do evento, já outras oferecem certificados para os alunos. Para saber mais informações, acesse às redes sociais da SemUni ou entre em contato por meio do e-mail semanauniversitariaunb@gmail.com.

Confira, no infográfico a baixo, algumas das programações que o Campus Online separou para você.

#PraCegoVer: o infográfico apresenta atividades durante a Semana Universitária nos quatro campi da UnB. Há ícones que representam algumas dessas atividades.