EDITORIAL

 

Está no ar mais uma edição do Campus Online!

Comunicação da UnB para UnB: o Campus Online volta com toda a força e se propõe a trazer novas linguagens para o jornalismo digital e noticiar fatos relacionados à Universidade de Brasília (UnB). Com um público de mais de 50.000 pessoas, o Campus informa estudantes, professores, servidores, familiares e todos os que tenham interesse por essa instituição pública.

Liderado por estudantes de Jornalismo da disciplina Campus Multimídia, ofertada pela Faculdade de Comunicação (FAC), o Campus se propõe a não só divulgar os eventos que ocorrem dentro da universidade, mas também  mostrar a realidade cotidiana de quem vive e passa boa parte do tempo nesse vasto mundo, trazendo à tona problemas e iniciativas que impactam a vida de milhares de habitantes do Distrito Federal.

Por meio de nosso site, nossas contas no Facebook, Instagram, Twitter e das discussões do Campus Café, queremos contar os fatos sob diversos ângulos e vozes. Em cada canal de comunicação, o leitor tem acesso às informações com diferentes linguagens, próprias de cada plataforma, e sobre os mais variados assuntos: desde a situação dos ônibus para a UnB, até a como é a vida dos moradores de rua próximos à instituição… Aqui, tudo vira notícia!

 

Nova pauta: Acessibilidade

Neste semestre, o Campus tem como uma das maiores preocupações a acessibilidade nas plataformas, tendo em vista que 24% da população brasileira têm algum tipo de deficiência, de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que equivale a quase 45 milhões de pessoas. Como comunicadores, temos o dever de abranger a todos os públicos e, por isso, a acessibilidade é uma de nossas frentes a partir de agora. Além de dar acesso por meio de legendas em fotos e vídeos gravados, faremos descrições de imagens e usaremos a hashtag #PraCegoVer. O Campus se preocupa em produzir conteúdo voltado para esse segmento.   

Nossa conta no Twitter contará com mais clareza e objetividade em seu conteúdo de maneira mais inclusiva. Dispondo de ferramentas oferecidas pela própria plataforma, o Campusito (personagem do Campus no Twitter) incrementará as imagens publicadas dando mais espaço para que descrições sejam feitas. Essas descrições têm o objetivo de transcrever imagens, melhorando a leitura de pessoas com deficiência visual.

A preocupação do nosso jornal digital não é somente eliminar barreiras no acesso virtual e fornecer conteúdos jornalísticos que possam interessar a esse público, mas também usar uma abordagem humanizada que possa passar um cuidado com termos e palavras utilizadas nas informações transmitidas por este veículo de comunicação.

Por fim, é  importante saber que todo jornalista tem como principal dever o de informar todos os cidadãos sem distinções. Portanto, o Campus Online contribuirá com reflexões e discussões que implicam diretamente ou indiretamente para a imagem das pessoas com deficiência.