Política
Quem merece permanecer?
Três deputados federais pedem o seu voto novamente. Saiba o que fizeram e como votaram nos últimos quatro anos

Augusto Carvalho (SD), Erika Kokay (PT) e Laerte Bessa (PR), os únicos deputados federais do Distrito Federal que concorrem à reeleição, aprovaram apenas três projetos de Lei nos últimos quatro anos. Dos três projetos aprovados, dois são de autoria de Erika Kokay e o outro, de Augusto Carvalho. O deputado e delegado Laerte Bessa não aprovou nenhum Projeto de Lei entre 2015 e 2018.

Em 2015, Erika aprovou, junto com Paulo Teixeira (PT/SP) e Jean Wyllys (PSOL/RJ), um projeto de lei que prevê realizar anualmente o "Dezembro Vermelho", mês dedicado à realização de atividades relacionadas ao enfrentamento da Aids e à prevenção do vírus HIV. Erika também aprovou um Projeto de Lei que alterou a redação do art. 22 da Lei nº 8.935, dando maiores responsabilidades a notários e registradores nos cartórios brasileiros. O único Projeto de Lei aprovado por Augusto Carvalho contou com a autoria de outros 16 deputados e instituiu que o dia 19 de agosto seja o Dia Nacional do Ciclista.

Além da elaboração e aprovação de projetos de lei, um bom deputado também exerce outras funções na Câmara, como a relatoria de projetos e a presença em debates e votações, por exemplo. Para os deputados do Distrito Federal, a boa assiduidade nas sessões, seja nas Comissões Permanentes de debates ou no Plenário, pode ser justificada por já residirem na mesma cidade em que trabalham.

Entre os deputados que se elegeram em 2014 e não têm planos de continuar na Câmara dos Deputados, há os candidatos ao governo do Distrito Federal Alberto Fraga (DEM) e Rogério Rosso (PSD). Izalci Lucas (PSDB) é candidato ao Senado Federal. Além deles, estão fora das eleições de 2018 o pastor Ronaldo Fonseca (Pode), atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Rôney Nemer (PP), que sofre ação de improbidade administrativa e está inelegível.

Elaboração: Mariana Santos.