Política
Taguatinguenses se surpreendem com cancelamento de títulos
Com tempo frio e chuvoso, seção amanhece vazia no colégio eleitoral Centro de Ensino Fundamental 08 de Taguatinga

Sob fraca garoa, poucos eleitores chegaram para votar no período da manhã no Centro de Ensino Fundamental 08 de Taguatinga, localizado no Setor A Norte (QNA).

Parte do pequeno número de votantes que compareceu ao local descobriu que o título havia sido cancelado em consequência do cadastramento biométrico. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de três milhões de brasileiros estão nessa situação por não terem comparecido à revisão eleitoral, ocorrida entre 2016 e 2018.

Muitos ainda estavam perdidos devido à extinção de algumas zonas eleitorais, que, de acordo com os fiscais eleitorais presentes, foram realocadas para a área mais próxima do local de residência. Os fiscais também aconselhavam as pessoas que estavam perdidas a baixarem o e-Título (título de eleitor digital).

"Estas zonas estão uma zona", disse o eleitor de Taguatinga Norte que teve de se dirigir para outra seção após descobrir que a escola não era seu local de votação. O morador não quis ser identificado.

Santinhos espalhados pela rua em Taguatinga. (Foto: Millena Sousa)

Os famosos "santinhos" também apareceram nas ruas perto da escola. Como o setor é área residencial, a sujeira fica a cargo dos próprios moradores.

Depois das 10h os eleitores começaram a encher as sessões, mas ainda sem filas e tumultos