Cidade
Funcionamento 24h da Biblioteca da UnB continua
Salão de estudos e alguns serviços continuarão disponíveis para a comunidade durante a madrugada até dia 12 de julho

Desde o início do 1º semestre letivo de 2019 (13/03), a Biblioteca Central (BCE) iniciou um projeto de teste do horário de funcionamento, se estendendo das 00h às 7h de segunda a sexta, finalizando junto ao término do semestre letivo, no dia 12 de julho. O serviço disponibilizado pela biblioteca conta com a devolução de livros, serviço de Wi-Fi, salão principal de estudos, acervos digitais e scanners de autoatendimento. Antes do início do projeto, a BCE encerrava suas atividades às 23h59 nos dias úteis. Aos fins de semana e feriados o horário será mantido, funcionando das 7h às 19h.

Esta necessidade surgiu de uma demanda latente da comunidade. Além disso, o serviço fazia parte do plano de metas de gestão da reitora Márcia Abrahão desde que assumiu, em dezembro de 2016. “Essa é uma demanda histórica, na década de 80 a biblioteca já apresentava funcionamento 24h, e essa era uma das metas da nova reitora.” conta o Diretor da BCE, Fernando Leite.

A princípio houveram rumores de que o período de teste seria apenas de um mês, iniciando no dia 13 de março e finalizando um mês depois, mas de acordo com Fernando “O período de teste tem que ser de no mínimo um semestre, mas o nosso desejo é que seja continuado, pois a procura tem aumentado e a expectativa é crescer ainda mais o público com o avanço das aulas.”

O funcionamento ainda é limitado, porém os principais serviços estão disponíveis, como a devolução de material, consulta, Wi-Fi e scanners de autoatendimento, deixando de fora apenas o empréstimo, por falta de servidores. “O nosso único problema em manter todas as atividades da BCE é só a carência de pessoal. Somos eu e mais um servidor remanejados para cá e dois vigilantes noturnos. Para que o serviço fosse integral seria necessário uma equipe inteira. A nossa esperança é que nesse novo processo seletivo, venham pessoas para cá.”, conta William Gomes, servidor realocado. O concurso público para captar servidores para a UnB não prevê vagas para a BCE. E embora o adicional noturno não esteja previsto no contrato CLT dos servidores, os funcionários o recebem.

Os usuários têm muitos elogios. “Esse serviço é fundamental para instituições de grande porte como a UnB. Já estudei em Harvard e no Imperial College London, e são duas grandes instituições que promovem esse tipo de serviço, além do que essa disponibilidade cria um sentimento de pertencimento à Universidade, pois o estudante passa a ter um local seguro e calmo dentro do campus para poder estudar depois das aulas”, afirma Alexandre Strapasson, doutor e aluno especial de física na Universidade.

Para João Victor Veras de Antropologia, a noite é o melhor horário para se estudar “Eu tenho o dia muito corrido, trabalho e estudo, e a noite é o único horário que eu tenho para estudar, e a biblioteca estando aberta me ajuda muito”, conta. O público noturno é formado basicamente por universitários ou pessoas estudando para alguma avaliação específica e que veem na biblioteca um lugar seguro e calmo para estudar, sendo o único local em Brasília a ofertar esse serviço 24h.

A sala de estudos da BCE é usada na madrugada por, principalmente, universitários e estudantes que se preparam para concursos públicos. (Foto: Louani Badu/Campus Online)

Ao entrarem na biblioteca os usuários devem se registrar em uma lista que começa a valer a partir da meia noite, para fins de controle. “Durante a noite chegamos a ter umas 30 pessoas no máximo, mas o movimento tem aumentado.” conta a vigilante Aparecida Carvalho. E quando questionada sobre a segurança, diz que “Não podemos andar armados no campus, mas temos todos os cursos e treinamentos da Polícia Federal, além de passarmos por reciclagens de 2 em 2 anos”. Além de dois vigilantes, a Biblioteca Central conta também com a ronda da equipe de segurança do campus no estacionamento e de várias câmeras de segurança dentro e fora da biblioteca.

Novidades

Nos últimos dois anos, a BCE adquiriu 14 bases de dados (com acesso a artigos e periódicos de todo o mundo) e mais 900 novos títulos. Foram instaladas 50 câmeras de segurança dentro do prédio e quatro externas, com visão para os estacionamentos. Foi instalado também corrimãos e faixa anti-derrapante nas escadas, pintura de paredes e a construção da subestação de energia.

Neste semestre a biblioteca também passou a aceitar doações de livros de autores e recomendadas por professores da UnB, além da comunidade em geral, mas sob análise de cada título. Para isso é necessário enviar uma lista com os títulos dos materiais a serem doados para o e-mail: selecao@bce.unb.br , e para dúvidas ligue: 3107-2678.