Educação
Alunos da UnB podem participar do programa de mobilidade acadêmica
A Universidade de Brasília abre inscrições duas vezes ao ano para alunos estudarem em outra instituição federal do Brasil

Em convênio com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), o programa de Mobilidade Acadêmica tem o objetivo de permitir aos alunos de graduação, um processo de experiência pedagógica em outra Universidade ou Instituto federal do país.

Segundo Sandra Barros, responsável pelo programa de Mobilidade Acadêmica na UnB, é disponibilizada uma lista com as instituições ligadas ao convênio, onde o aluno escolhe a universidade que pretende passar um período de um ou dois semestres.

O estudante que pretende inscrever-se deve ter concluído, no mínimo, 20% do período de graduação, além de não ter mais de duas reprovações acumuladas nos últimos dois semestres. É importante que o aluno tenha um bom Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), a partir de 3,5, e não esteja em situação de trancamento de matrícula. É importante ressaltar que o programa não oferta bolsas e o aluno terá que garantir recursos próprios.

Caroline Corrêa, 19, é aluna de Nutrição da UnB e atualmente está na Universidade Federal de Viçosa - MG pelo programa. Ela relata que algumas das vantagens de fazer mobilidade é a possibilidade de "conhecer novas pessoas, outras formas de ensino e pesquisas, ver como são os movimentos sociais em outras instituições e conhecer uma cidade nova.”

“A vida em uma cidade universitária traz experiências bem diferentes de uma universidade na sua própria cidade”, afirma Caroline. (Foto cedida por Caroline Corrêa)

Além de possibilitar a experiências dos universitários em outras instituições, a UnB recebe alunos de outras federais, como é o caso da Isabel Nobre, 22, estudante do 7° semestre de Engenharia Ambiental que veio da Universidade Federal do Pará através do programa.

Ela compartilha a experiência afirmando: "poder ter acesso à universidade pública com graus de investimentos, que antes por mim eram desconhecidos, sem dúvidas me fez ter uma outra percepção, além de acessar pontos de vista totalmente diferentes daqueles que você está acostumada na sua área”.

“Aqui o ambiente é completamente diferente e os desafios são outros", diz Isabel. (Foto: Mara Oliveira/Campus Online)

Processos para o pedido

Os interessados devem procurar o coordenador do curso para fazer um planejamento de estudos e escrever uma carta de intenções explicando os motivos e objetivos da sua inscrição no programa.

Também deve preencher um formulário disponível no site http://www.deg.unb.br/mobilidade e providenciar a cópia do RG, CPF, Histórico Escolar e declaração de Aluno Regular. É fundamental ficar atento aos prazos de solicitação exigidos pela instituição de destino.

Após a organização dos documentos, a coordenação do curso os encaminha para análise da Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA). Caso aprovado, o pedido é encaminhado à instituição de destino e o aluno deve aguardar a resposta.

O período de inscrição para o primeiro semestre de 2020 está previsto para o dia 1° de setembro ao dia 17 de outubro deste ano.