Universidade
“A UnB não vai parar de funcionar”, diz reitora Márcia Abrahão
A reitora negou também a demissão de funcionários da segurança da Universidade de Brasília. A reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, garantiu em entrevista ao Campus Online que não existe a chance de interrupção do funcionamento da UnB no segundo semestre de 2018.

“A universidade não vai fechar em agosto, mas a comunidade tem que se conscientizar que alguns ajustes precisam ser feitos e não comprometem o funcionamento da UnB”, disse. Os ajustes a que Márcia se refere são revisões em contratos com as empresas terceirizadas que prestam serviços à Fundação Universidade de Brasília (FUB), como limpeza, manutenção, segurança patrimonial e fornecimento de refeições no Restaurante Universitário.

Segurança afetada

Perguntada ainda sobre uma mensagem divulgada em grupos de WhatsApp, que dizia sobre a demissão de 100% do efetivo de segurança da universidade, a reitora foi categórica: “Totalmente mentira. A própria empresa de vigilância fez o direcionamento de pessoal de modo a não haver prejuízo à segurança”. Ainda segundo ela, estão sendo instaladas cerca de 350 câmeras de vigilância nos quatro campi e a troca de lâmpadas queimadas nos postes, além dos chamados corredores de iluminação, também foi feita.

Diálogo com o MEC

Márcia afirmou que as conversas com o Ministério da Educação estão acontecendo bem e que o ministro Rossieli Soares está consciente dos esforços da gestão para equilibrar as contas; ela também disse que o Ministério fará uma nova avaliação do orçamento em setembro, com a possibilidade de que o dinheiro arrecadado a mais em 2017 seja utilizado, dependendo dos resultados.