Educação
UnB está entre melhores universidades de países emergentes
Estudo da Times Higher Education mapeou as melhores instituições de países em desenvolvimentos. Baixa colocação da UnB divide opiniões de alunos

A Universidade de Brasília (UnB) está entre as melhores instituições de ensino em países emergentes no ano de 2018. A lista, divulgada no dia 9/5, é iniciativa da Times Higher Education (THE), organização inglesa especializada em ensino superior. A UnB está numa faixa entre a 201ª e a 250ª posição no ranking, que conta com um total de 378 universidades mapeadas.

A partir da 200ª colocação, o mapeamento organiza as universidades em intervalos, de acordo com a média das pontuações atingidas por cada uma. O estudo da THE elencou instituições de 42 países, localizados em quatro continentes. A THE avalia as universidades listadas de acordo com os seguintes critérios: ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e renda da indústria.

O Brasil conta com 32 instituições na lista, sendo o terceiro país mais citado no ranking. Em primeiro lugar está a China, com 63 universidades ranqueadas. A Índia vem logo em seguida, e têm 42 instituições listadas no documento. Apesar da boa colocação, a situação do Brasil não é das mais favoráveis: todas as universidades brasileiras presentes na classificação caíram posições em relação aos anos anteriores do estudo. De acordo com a THE, o fenômeno pode ser explicado diante das condições políticas e econômicas enfrentadas pelo país nos últimos anos.