Educação
Maio Amarelo e um trânsito mais seguro no Brasil

Maio Amarelo é um movimento internacional de segurança viária criado para conscientizar a população e ter uma convivência mais segura nas ruas. Tem também o objetivo de baixar o índice de mortes e feridos nas rodovias e estradas.

Foto: Jhon Millones

A campanha Maio Amarelo faz parte da agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) e, neste ano, vem sendo desenvolvida no Brasil com o tema “Nós somos o trânsito“. Os principais órgãos do Distrito Federal, como o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN- DF), Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) apoiam a ação.

A campanha busca promover uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, conscientizando as pessoas e estimulando a participação ativa da população, empresas, governos, entidades e os demais atores envolvidos. Agentes de fiscalização, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres também estão incluídos no público alvo. A ideia é que a sociedade perceba que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos.

Segundo o DER-DF, o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito no DF baixou de 2016 para 2017. Segundo os dados do órgão:

2016: 363 mortes;

2017: 243 mortes;

Primeiro trimestre de 2018: 80 mortes.

Fonte: (DER-DF)

De acordo com dados da ONU, o Brasil é o 5º país em número de acidentes fatais, com 230 mortes a cada 100 mil veículos. O excesso de velocidade, condutores embriagados e pessoas sem cinto de segurança são os principais motivos que causam as mortes.

Arte: Filliphi da Costa e Thifany Batista