Universidade
Projeto de extensão oferece defesa pessoal para mulheres

Há 4 anos, na Universidade de Brasília no campus Planaltina, vem se desenvolvendo um projeto de extensão de Muay thai e defesa pessoal feminina, liderado pelo professor Thalisson Araujo. Como toda atividade física, a prática colabora também para a saúde mental dos alunos, tendo como principal objetivo o auxílio nas tomadas de decisões mais difíceis da vida.

O Muay Thai é uma arte de origem tailandesa conhecida como “Thai Boxe ou Boxe Tailandês”. É também chamada de “a arte das oito armas”, porque se utiliza quase todos os membros do corpo humano: os dois punhos, os dois cotovelos, as duas canelas das pernas e os dois joelhos. Esta prática desportiva oferece benefícios trabalhando a flexibilidade e agilidade do corpo humano, possibilitando assim uma preparação física e mental.

Micaela Silva Martins, 21 anos, estudante do quinto semestre do curso de Agronegócios, destaca a importância da prática em sua vida. “Eu sou apaixonada pelo Muay Thai e percebo que é muito importante para ter domínio do meu corpo e minhas atitudes. Acho que dentro da prática você segue uma disciplina e uma hierarquia que podem ser levadas para seu caminho”, comenta.

Esta prática desportiva tem técnicas profissionais que se aplicam em competições de um nível superior de combate por ser este um desporto que só pode ser usado como autodefesa em última instância. O mal-uso destas técnicas pode ser fatal principalmente se o praticante não estiver treinado apropriadamente.

O competidor de Muay Thai e professor Thalisson Araujo do projeto de extensão e integração com a comunidade convida todas as alunas e professoras a participar. “É um método em que elas podem se defender para qualquer tipo de violência. É uma forma boa para tirar o estresse e ser independentes de qualquer vínculo masculino que possa fazer mal”, alega.

As aulas acontecem todas terças-feiras e quintas-feiras das 16 horas até as 17 horas no Campus Planaltina da Universidade de Brasília. A taxa mensal é de 35 reais.

Contato: Professor Thalisson Araujo (61) 99382-9492 .