Educação
Semana Universitária e extensão: universidade deixa a sua `ilha` e ganha o mundo

As descobertas, inovações e conhecimentos adquiridos na universidade não fazem sentido se não servirem para causar melhorias em toda a comunidade. As atividades de extensão são um exemplo de democratização das produções científicas. Na Semana Universitária, que começa hoje (24/9), é a grande chance dos alunos se envolverem com as ações que ultrapassam os campi da UnB.

De acordo com o professor de Comunicação Comunitária, da Faculdade de Comunicação (FAC), Fernando Molina: “Tanto o estudante ganha ao colocar em prática as teorias e técnicas que aprende em sala de aula, quanto a comunidade, ao receber o projeto”. Os debates suscitados no projeto abordam o desenvolvimento da percepção da comunicação como um direito social, além de desenvolver oficinas técnicas de áudio, vídeo, fotografia, textos e programação visual que atendam os interesses e contexto da comunidade.

Já a estudante Gabriela Rabelo (22), estudante do 7º semestre de medicina, está há dois anos no projeto Medicina Por Um Dia. A extensão existe desde 2013 e dá oportunidade à estudantes no último ano do colegial e dos cursinhos a ter aulas com professores dentro dos laboratórios da universidade. A atividade foi o que deu gás para a jovem ingressar na UnB. “Cheguei em casa depois do evento, que durou o dia inteiro, e falei para os meus pais: ‘esse foi o melhor dia da minha vida’”, recorda.

Ambos os projetos de extensão são ótimos exemplos de como a universidade pode impactar a comunidade positivamente. O mote da edição da Semana Universitária este ano é, “somar ideias, integrar vidas”, que traduz a importância dessas atividades para técnicos, docentes e alunos da instituição. “É pela extensão que universidade deixa sua ‘ilha’ e alcança o mundo”, define Fernando Molina.

Foto: Rebeca Borges

Educação
UnB mantém base nacional de dados de Ciência da Informação, campo inexplorado no país
MM
Mateus Maia