Política
Movimento moderado e muitos santinhos no Cruzeiro
Expectativa é de dia tranquilo e combate da polícia a crimes eleitorais

Pouco depois do abertura do horário oficial de votação, às 8h, o movimento nas zonas eleitorais do Cruzeiro é moderado e santinhos começam a tomar conta das ruas. O patrulhamento policial na região ocorrerá durante todo o dia.

Eleitores que optam por votar no primeiro horário da manhã buscam exercer seu direito de cidadão com maior rapidez e tranquilidade. "Aproveitei que agora de manhã é mais tranquilo pra poder votar logo, ainda mais porque vim com criança. Estava tudo bem organizado. Não demorei nem dez minutos", afirma Fernando Barros, que é bancário.

O patrulhamento da polícia militar ocorrerá em todos os colégios eleitorais. A recomendação de segurança é de que um grupo de policiais esteja no entorno das zonas eleitorais enquanto outro grupo patrulha, de carro, a cidade. A segurança tem o objetivo de coibir os chamados crimes eleitorais, como a distribuição de santinhos, manifestação partidária coletiva e/ou conduta violenta.

Mesmo com as recomendações, as zonas eleitorais do Cruzeiro amanheceram com grande quantidade de santinhos espalhados nas ruas. Questionados sobre o porquê da sujeira, policiais militares da região afirmaram que o patrulhamento na madrugada não era de responsabilidade deles, que começaram a trabalhar no período da manhã.

Santinhos espalhados pelas ruas do Cruzeiro. (Foto: Gabriel Escobar)

Para consultar o local de votação, basta ver a página do TRE-DF. O período de votação se encerra às 17h e é necessária a apresentação do título de eleitor acompanhado do documento oficial com foto ou, substituindo esses documentos, o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral.