Política
Sites para consultar o número de eleitor estão fora do ar
Para evitar ataques de crackers, a opção de consulta não está funcionando em site do TRE-DF e do TSE. Agora, a única solução é ligar para o telefone do Cate, que está congestionado

Por muitos acessos nos últimos minutos, o site do TRE-DF (www.tre-df.jus.br) e do TSE (www.tse.jus.br) suspenderam a opção de consulta ao número de eleitor. A medida foi tomada por segurança, para evitar que ataques cibernéticos possam burlar o sistema.

Há a opção de ligar para a Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor (Cate) pelo telefone (61) 3048-4000. Contudo, a agente de Informação Cristina Sandria, que está trabalhando para a Justiça Eleitoral no Sudoeste, alerta: "A linha telefônica está congestionada. Os sites estão dando problema. É muita gente que vem sem o número e tenta ligar ou entrar no site aqui".

A opção de votar apenas com o celular, é novidade. Porém, o uso incorreto dessa novidade pode atrapalhar a vida dos eleitores que baixam o aplicativo e-Título e não preenchem os dados antes de ir votar. Ao chegarem no local de votação, eles recebem a informação de que sem o número de eleitor não dá para fazer nada. São orientados a entrar no site ou a ligar para a Cate. Mas, como todas essas soluções estão com problemas, acabam levando mais tempo para votar do que esperavam. "Tem que saber o número de eleitor para votar. Só venham votar com esse número", diz Sandria.

Em coletiva de imprensa, o assessor de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Fernando Veloso disse, à imprensa, que o site do Tribunal esteve fora do ar, de manhã, por uma questão de "segurança". "O TSE tira o site, já que não podemos ter nenhum tipo de ligação em rede. O que também tivemos aqui, infelizmente, é um problema com a central telefônica do tribunal, que está sendo reparada", explicou.