Política
Teve problemas com a Biometria? O Campus tem algumas dicas para você

No segundo turno das eleições deste ano alguns eleitores no Distrito Federal tiveram problemas no reconhecimento de suas impressões digitais nos terminais das seções eleitorais, no momento que antecede o voto. A reportagem do Campus Online verificou que, em algumas seções eleitorais de Taguatinga Sul, a média de falhas na captura dos dados biométricos, em média, chegou a 10%, sendo que em algumas seções quase a metade dos eleitores tiveram esse problema.

Mesmo assim, o direito ao voto está garantido. Nesses casos, a identificação do eleitor passa a ser através da assinatura do eleitor no Caderno de Votação da seção eleitoral onde está cadastrado, com a assinatura do eleitor igual ao documento de identidade apresentado aos mesários da seção de votação. Além disso, após as eleições, o cidadão deve procurar o Cartório Eleitoral para verificação dos seus dados biométricos. O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) alerta que, caso o eleitor faça a identificação no Caderno de Votação, faça a assinatura sem rasuras ou nenhum tipo de anotação adicional, sob o risco de ter o seu voto cancelado.

Mas e se o eleitor estiver com a biometria em dia e mesmo assim ocorrerem falhas na identificação? A mesária do TRE-DF Geane Nunes, que esteve orientando os eleitores nas seções eleitorais do Centro de Ensino Fundamental 15 de Taguatinga Sul neste domingo, lembra que alguns cuidados podem melhorar a captura dos dados biométricos. “A dica para o eleitor é chegar no local de votação com os dedos bem limpos e secos, pois a umidade dificulta a captura dos dados. Aqui e em outras seções eleitorais alguns mesários tem um recurso que é o ‘molha dedo’, uma pastinha à base de glicerina que é a mesma usada em escritórios para o manuseio de papéis e de papel moeda, e que melhora a leitura dos dados do terminal do mesário responsável em habilitar o eleitor para votar na urna eletrônica”, esclarece ela.

Pasta à base de glicerina usada para facilitar o manuseio de papeis. (Foto: Eder Monteiro)

Ela também lembra que, de um modo geral, pessoas idosas ou quem usa frequentemente produtos químicos que alteram a textura da pele dos dedos e das mãos, como produtos de limpeza por exemplo, tem alguma dificuldade no reconhecimento dos dados biométricos, mas que isso não impede o eleitor de votar, desde que esteja cadastrado e que seu nome conste no Caderno de Votação da seção eleitoral onde está registrado.