Cidade
56% dos banheiros da UnB não possuem acessiblidade para pessoas com dificuldades de de locomoção
Foram 192 banheiros avaliados nos 4 campi da Universidade de Brasília

Pesquisa realizada por estudantes de jornalismo da Universidade de Brasília (UnB) indica que apenas 44% dos banheiros da instituição possuem acessibilidade. Ao todo, foram verificados 192 banheiros nos quatro campi da UnB, e, a partir dos dados, foram listados quais eram as melhores opções para uso dos estudantes, servidores e demais frequentadores da UnB.

O estudo contabilizou se os espaços possuíam itens básicos como papel higiênico, sabonete, vasos sanitários com descargas funcionando, iluminação e trancas. Confira abaixo:

Fonte: Campus Online, 2019.

Segundo o mapeamento, apenas 85 banheiros têm boxes adaptados para pessoas com necessidades especiais (PNE). A falta de acessibilidade também está presente nos banheiros que não possuem rampa. Este é o caso do banheiro feminino da Faculdade de Tecnologia (FT) que fica no final do corredor do Departamento de Engenharia Elétrica.

Além do número reduzido de locais, os usuários PNE ainda enfrentam outras dificuldades na hora de usar os banheiros. Que é o caso do prédio principal da Faculdade de Planaltina (FUP), que estava com o box para deficientes fechado quando a equipe de reportagem o visitou.

Foram constatados 22 banheiros sem água ou, ainda, interditados devido à falta de água. Destaca-se o banheiro localizado no Amarelinho, próximo ao Restaurante Universitário (RU), no Campus Darcy Ribeiro. O banheiro feminino no 2° andar da parte central do Instituto Central de Ciências (ICC) também está interditado.

O estudo mostrou que existe apenas 15 banheiros com chuveiros. Contudo, não são todos os chuveiros que possuem a opção de controle da temperatura. Esse é o exemplo do banheiro feminino da FUP que fica próximo ao RU. A unidade contém três chuveiros, mas só um com água quente.

Apesar das estatísticas desfavoráveis, a equipe de reportagem conseguiu encontrar banheiros que atendiam à maioria dos critérios de avaliação, caso do próprio campus de Planaltina. Por meio de uma planilha fixada dentro do banheiro, os usuários podem saber quem limpou e quando o banheiro foi limpo.

Confira abaixo a lista dos outros banheiros que tiveram resultados positivos na avaliação:

Feminino

ICC Sul - Fica no térreo ao lado do BT.

FS - CT-126/13. Fica próximo aos laboratórios

Ceilândia - UAC 1° andar

Laboratórios - No 2° andar do prédio dos laboratórios da FT

BCE - Em frente ao laboratório de acesso digital

Masculino

Ceilândia - UAC - 2° andar e térreo

Ceilândia - 2° andar Unidade de Ensino e Docência

Ceilândia - Térreo Unidade de Ensino e Docência

BSAN - 2° andar e térreo

FT - auditório

ICC Sul - subsolo Instituto de Letras

ICC Sul - ao lado da Diretoria de Diversidade

FD - Bloco C 1° andar

A planilha com o resultado da avaliação de todos os 192 banheiros avaliados pode ser acessada aqui.