Cidade
Chuva do último domingo alaga UnB e causa interdição do ICC Norte
Em 2011, a Universidade de Brasília também foi bastante afetada pela chuva em um domingo e teve aulas canceladas durante dois dias

A chuva forte que se iniciou no fim da tarde de domingo (21) causou transtornos pela cidade, desde o cancelamento de shows no evento de comemoração do aniversário da capital na Esplanada, até danos ainda não calculados na Universidade de Brasília. Na UnB, o alagamento ocorreu devido à entrada de água pelos vãos de três salas no subsolo que não foram fechadas após o alagamento que ocorreu na Universidade em 2011, segundo o prefeito Valdeci Reis. Logo após o acontecido, a UnB informou, em nota, que a reitora Márcia Abrahão, o prefeito e uma equipe de especialistas da área de engenharia e técnicos da prefeitura estiveram no local averiguando riscos e danos à estrutura.

(Foto: Louani Badu/Campus Online)

A manhã desta segunda-feira (22) começou com muito mais serviço para a equipe da empresa RCA, encarregada da limpeza. O trabalho começou às 7h da manhã, com rodos e mangueiras. A ala sul Instituto Central de Ciências (ICC) estava com bastante água, mas tinha o acesso liberado. Já na ala norte, as duas entradas, que levam aos anfiteatros, à Faculdade de Comunicação e à de Arquitetura e Urbanismo, estavam fechadas. A medida foi tomada para facilitar o trabalho da equipe de limpeza, pois era a área mais atingida. O piso térreo acumulava água e terra, que desceram da grama ou do jardim, mas o subsolo foi onde ocorreu a maior parte dos danos.

Apesar da Universidade não ter suspendido as aulas, a maior parte dos alunos que estudam no ICC, teve suas aulas remanejadas ou canceladas. Em entrevista para a imprensa, o prefeito da UnB, Valdeci Reis, disse que as aulas estavam sob orientação dos professores, podendo ocorrer em outros locais ou serem canceladas. “A nossa prioridade esta manhã é fazer a limpeza do subsolo, entender e mensurar os danos junto à equipe de engenharia. Tivemos a energia do ICC desligada para facilitar a análise e, consequentemente, o sistema elétrico da BCE também ficou sem energia por fazer parte do mesmo conjunto, mas os outros locais já estão liberados”.

Os danos ainda não foram calculados, mas já se sabe que a área com as maiores perdas foi o subsolo do ICC Norte, onde se localizam a UnBTV e o Laboratório da Ciência da Computação, além de vários Departamentos e Centros Acadêmicos.

De acordo com a chefe do departamento de Serviço Social, Valdenizia Peixoto, o espaço do curso onde ficavam vários documentos da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) foi bastante atingido: “A água entrou pelo vão em frente a porta e jogou toda a mobília, livros e outros materiais para cima da porta, chegou à 2 metros de altura, obstruindo a entrada e danificando documentos de pelo menos 80 anos de história nacional da Associação”.

A UnB é uma das instituições mais ativas da associação e, também, é a sede dos documentos dela. Para a Professora Doutora Valdenizia, “O principal sentimento é o de indignação com o descaso da universidade com todo esse bem imaterial. Algumas coisas temos em PDF, mas tem documento muito mais antigo, que deveria ter sido mais valorizado pela Instituição”.

A reitora, o prefeito e as demais autoridades da Universidade voltarão a se reunir quando a equipe de avaliação tiver um parecer dos danos e perdas.

(Foto: Valdenizia Peixoto)

Nota Oficial da Administração da UnB

Na noite de domingo, por volta das 19:30, a Universidade de Brasília se manifestou com a presente nota:

A Administração da Universidade de Brasília informa que está acompanhando, com atenção, as consequências da forte chuva que caiu na tarde deste domingo, 21 de abril. A reitora Márcia Abrahão, o chefe de Gabinete, Paulo César Marques, o prefeito da UnB, Valdeci Reis, e a secretária de Infraestrutura, Helena Zanella, estiveram no campus da Asa Norte no fim do dia, acompanhados de especialistas da área de engenharia e técnicos da Prefeitura. Eles percorreram o prédio do ICC e a Faculdade de Tecnologia, dois dos locais mais atingidos.

Uma avaliação inicial não identificou danos à estrutura. Embora os bueiros do campus estivessem limpos e em bom funcionamento, a força da enxurrada, vinda da Asa Norte, ocasionou a sobrecarga do sistema de drenagem.

O bloco B do subsolo do ICC Norte ficará interditado para limpeza. As atividades que ocorrem no local estarão suspensas até o término do serviço. Nos demais locais da Universidade, as atividades ocorrerão normalmente. A Administração e os diretores das unidades acadêmicas e administrativas farão um levantamento mais completo dos danos materiais decorrentes da chuva.

Histórico

Em abril de 2011 houve uma forte chuva que destruiu boa parte da universidade causando um estrago avaliado em cerca de R$20 milhões, de acordo com o jornal Correio Braziliense. Na época, vários locais sofreram alagamentos, como: o ICC (térreo e subsolo), PAT/PJC, FT, BAES, FA (onde são ministradas aulas de Direito, Relações Internacionais e Ciência Política, entre outros. Na época, a chuva que ocorreu em um domingo (10/04/11), ocasionou a suspensão das aulas de segunda (11/04/11) e terça-feiras (12/04/11).

As chuvas fortes sempre castigam, principalmente, a parte norte da Universidade, com registros de alagamentos em 2014 na FACE e mais recentemente, em 2017, o teto cedeu e deixou cerca de 1200 alunos sem aula nos pavilhões João Calmon (PJC) e Anísio Teixeira (PAT) durante o dia seguinte.

Vídeos do temporal de 2011 como este aqui estavam circulando por grupos de Whatsapp e Twitter, porém o alagamento deste ano foi menos danoso.