Educação
Projeto Balcão Fiscal dá dicas na hora de declarar o Imposto de Renda
O projeto de extensão existe há 4 anos e desenvolve um trabalho de educação fiscal em Brasília

O projeto Balcão Fiscal existe há quatro anos e tem ajudado a comunidade acadêmica e do Distrito Federal em questões relacionadas ao Imposto de Renda. É dentro de uma sala do laboratório do departamento da Faculdade de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA) da Universidade de Brasília (UnB) que boa parte do programa acontece. O projeto conta com a participação de alunos e professores que querem ajudar outras pessoas em questões relacionadas a educação fiscal.

Segundo a professora do CCA, Clésio Camilo Pereira, coordenadora do projeto, o Balcão Fiscal vem para desenvolver habilidades e competências, nos alunos, que dificilmente são abordadas em sala de aula.

“O projeto proporciona ao aluno várias competências que não são trabalhadas em sala de aula, como aprender a ouvir, como reportar as pessoas, como tirar dúvidas das pessoas e também a capacidade de organização para atividades em grupo”, destaca a professora Clésia.

Em 2018, o projeto ampliou sua atuação e prestou atendimento à comunidade também em um dos mais conhecidos shoppings centers de Brasília. Clésia explica que a ideia surgiu exatamente para tornar mais acessíveis os temas relacionados à educação fiscal e à declaração do Imposto de Renda e que, com o sucesso no novo posto de atendimento, o projeto pretende ampliar ainda mais sua atuação na época da declaração.

“Tudo isso passou por um processo de amadurecimento do projeto. Nós começamos exclusivamente na UnB, mas como os projetos de extensão tem justamente o intuito de interagir com a comunidade, por mais que exista a divulgação na universidade, o público que mais precisa dessa informação acaba não conseguindo chegar até aqui”, relata a professora.

O atendimento no Balcão Fiscal é realizado por estudantes e professores. A estudante de ciências contábeis e extensionista do projeto, Gabriela Souza diz que aprendeu com o projeto que, por mais que existam os canais para retirada de dúvidas, a forma mais simples do contribuinte não precisar de tanto esforço na hora de fazer a declaração, é o planejamento.

“A declaração da pessoa física é bem intuitiva, o problema é que as pessoas deixam para organizar os comprovantes no período de declaração, o que dificulta muito o processo. O mais importante é que as pessoas entendam que o ano todo se deve organizar todos os rendimentos e gastos, para que no período de declaração só se insira as informações e não se perca nenhum benefício”, destaca a estudante.

Muito além do Imposto de renda

O Balcão Fiscal é uma parceria entre o Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA) da UnB e a Receita Federal, por meio do projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e existe há dois anos. No entanto o programa faz parte de um grupo de extensão também do CCA, chamado Balcão Universitário.

Segundo a professora do departamento de contabilidade da UnB Lorena Almeida Campos, que também é uma das coordenadoras do projeto, o projeto de extensão possui dois momentos importantes: o de atendimento ao público e o de formação dos estudantes.

“Todos os nossos alunos são submetidos a formações, tanto pelos professores quanto pela Receita Federal. Os estudantes fazem todo um processo de acompanhamento para que ele chegue o mais preparado possível para realizar os atendimentos”, enfatiza a professora Lorena.

O projeto possui um processo de seleção anual e atualmente podem participar apenas alunos do curso de ciências contábeis da UnB.

Serviço

O serviço está disponível no dia 23 de abril das 14h às 18h, na sala do Laboratório de Ciências Contábeis do Prédio da FACE, no Campus Darcy Ribeiro. E atenderá a comunidade no Shopping Conjunto Nacional no dia 27 de abril, das 9h às 18h.

As dúvidas também podem ser encaminhadas para o e-mail balcaofiscal@gmail.com

As informações sobre o Projeto podem ser acompanhadas no Facebook (@balcãofiscal) e no Instagram (@balcaofiscal).