Diariamente, milhares de estudantes se deslocam para chegar até a UnB. Eles chegam de ônibus, carro, bicicleta, patinete ou a pé. Pensando na comodidade e na segurança desses alunos, um grupo de estudantes de Ciência da Computação, em parceria com o Design, lançou o aplicativo “Carona Phone”.
Segundo o criador do aplicativo, Márcio Batista, o aplicativo existe para reduzir o grande número de carros circulando com apenas uma pessoa.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas da Google Play e Apple Store. Para criar uma conta, é preciso fornecer dados do Matrícula Web e, para os servidores, e-mail institucional. Os usuários cadastram seus dados de trajeto - incluindo origem, destino, dia e hora da viagem. Então, com base no raio de proximidade, os usuários conseguem ver as caronas disponíveis e o perfil de Facebook do motorista. A maioria das caronas são pagas, mas o preço é simbólico.
A segurança para os usuários é dada através do monitoramento do trajeto e localização dos usuários em tempo real, além de um sistema de avaliação entre motoristas e passageiros.
Também existe a opção de filtrar por gênero: mulheres podem oferecer carona apenas para outras mulheres.
O estudante de Publicidade e Propaganda Lucas Moraes já ofereceu e pegou carona pelo app. “Foi ótimo ajudar quem tava precisando”, relata Lucas. De acordo com ele, é uma boa oportunidade para conhecer novas pessoas e criar vínculos. Lucas conta que também conseguia caronas por meio de um grupo no Facebook específico para isso.
Além do Carona Phone, existem diversos aplicativos com a mesma finalidade. Um deles é o “Waze Carpool”, onde a maioria das caronas custa dois reais e o funcionamento é semelhante ao do CaronaPhone. Outra opção é o “BlaBlaCar”, porém o foco desse aplicativo é viagens de longa distância.
Nas descrições de todos esses aplicativos, é salientado que o principal objetivo é reduzir o número de carros nas ruas e, consequentemente, o nível de CO2 despejado na atmosfera. Segundo o Detran, o DF tem uma frota de 1.746.820 veículos e oferecer carona é uma forma de diminuir o trânsito na cidade, levando em consideração que a maioria dos carros trafegam com uma ou duas pessoas.
É uma opção eficiente tanto para quem oferece a carona, porque reduz os custos da gasolina, quanto para quem pega, por ser mais confortável e rápido.
Vale lembrar que esse tipo de aplicativo é regularizado por lei, aprovada no final do ano passado na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A Lei N° 6231 de 06/12/2018 considera como carona solidária o transporte de passageiros sem fins lucrativos, mas é permitido que o motorista divida os custos do combustível. A lei impede que o motorista seja acusado de transporte ilegal.