Cidade
Sociedade brasileira e parlamentares agem em favor da Educação Pública neste 15 de maio
Em Brasília, a manifestação reuniu cerca de 6.000 pessoas e o Ministro da Educação comparece ao plenário da Câmara dos Deputados para dar esclarecimentos

Em prol da educação pública e contra o contingenciamento de verbas das instituições federais de educação, manifestantes saíram às ruas nesta quarta-feira (15). O ato ocorreu em aderência à paralisação nacional e, em Brasília, reuniu cerca de 6 mil participantes, de acordo com a Polícia Militar ao final do . De acordo com os organizadores, 50 mil pessoas estavam presentes. O us Online fez a cobertura ao vivo da manifestação.

O ato, que reuniu estudantes, professores, membros da sociedade civil, sindicatos, deputados federais e distritais, dentre outros grupos, foi motivado pelo bloqueio de verbas das universidades públicas, dentre elas, a Universidade de Brasília (UnB). O bloqueio anunciado pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub, no dia 30 de abril, teve como justificativa a promoção de "balbúrdia" e a não apresentação de resultados acadêmicos satisfatórios pelas instituições.

Após a manifestação, o Ministro da Educação compareceu ao plenário da Câmara dos Deputados, para o qual havia sido convocado, a fim de prestar esclarecimentos sobre os bloqueios de orçamento de instituições federais de educação. Em favor do contingenciamento, o ministro apresentou dados sobre a situação atual dos ensinos básico, fundamental, médio e superior. Afirmou que o último é o que está com a situação mais satisfatória no Brasil e, também, que essa situação é advinda da iniciativa privada.

Abraham Weintraub alegou também que o governo atual não é responsável pelo contingenciamento e culpa os governos anteriores.

Para mais informações sobre o contigenciamento de verbas da UnB, leia também:

A Universidade não vai se encolher – carta da reitora à UnB

Após entrar com Ação contra os cortes no orçamento da Universidade, DCE estuda possibilidade de articulação no Legislativo

6 momentos em que a UnB só fez "balbúrdia"

Nota da Reitoria da UnB sobre o Bloqueio Orçamentário