Comportamento
UnB conta com aplicativo de carona exclusivo para estudantes e servidores da instituição
Serviço ajuda a reduzir os custos da gasolina para os motoristas e a emissão de CO2 do DF

Diariamente, milhares de estudantes se deslocam para chegar até a UnB. Eles chegam de ônibus, carro, bicicleta, patinete ou a pé. Pensando na comodidade e na segurança desses alunos, um grupo de estudantes de Ciência da Computação, em parceria com o Design, lançou o aplicativo “Carona Phone”.

Segundo o criador do aplicativo, Márcio Batista, o aplicativo existe para reduzir o grande número de carros circulando com apenas uma pessoa.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas da Google Play e Apple Store. Para criar uma conta, é preciso fornecer dados do Matrícula Web e, para os servidores, e-mail institucional. Os usuários cadastram seus dados de trajeto - incluindo origem, destino, dia e hora da viagem. Então, com base no raio de proximidade, os usuários conseguem ver as caronas disponíveis e o perfil de Facebook do motorista. A maioria das caronas são pagas, mas o preço é simbólico.

A segurança para os usuários é dada através do monitoramento do trajeto e localização dos usuários em tempo real, além de um sistema de avaliação entre motoristas e passageiros.

Também existe a opção de filtrar por gênero: mulheres podem oferecer carona apenas para outras mulheres.

O estudante de Publicidade e Propaganda Lucas Moraes já ofereceu e pegou carona pelo app. “Foi ótimo ajudar quem tava precisando”, relata Lucas. De acordo com ele, é uma boa oportunidade para conhecer novas pessoas e criar vínculos. Lucas conta que também conseguia caronas por meio de um grupo no Facebook específico para isso.

Outras formas de conseguir carona

Além do Carona Phone, existem diversos aplicativos com a mesma finalidade. Um deles é o “Waze Carpool”, onde a maioria das caronas custa dois reais e o funcionamento é semelhante ao do CaronaPhone. Outra opção é o “BlaBlaCar”, porém o foco desse aplicativo é viagens de longa distância.

Nas descrições de todos esses aplicativos, é salientado que o principal objetivo é reduzir o número de carros nas ruas e, consequentemente, o nível de CO2 despejado na atmosfera. Segundo o Detran, o DF tem uma frota de 1.746.820 veículos e oferecer carona é uma forma de diminuir o trânsito na cidade, levando em consideração que a maioria dos carros trafegam com uma ou duas pessoas.

É uma opção eficiente tanto para quem oferece a carona, porque reduz os custos da gasolina, quanto para quem pega, por ser mais confortável e rápido.

Lei da Carona Solidária

Vale lembrar que esse tipo de aplicativo é regularizado por lei, aprovada no final do ano passado na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A Lei N° 6231 de 06/12/2018 considera como carona solidária o transporte de passageiros sem fins lucrativos, mas é permitido que o motorista divida os custos do combustível. A lei impede que o motorista seja acusado de transporte ilegal.