Comportamento
Dia dos Namorados: Conheça a história de três casais que a UnB uniu

Aline e Anderson, Mylena e Leonardo e Roberta e Daniel, são três casais que, de alguma forma, tiveram sua união influenciada pela Universidade de Brasília (UnB). Não importa a maneira: todos os casais atribuem o relacionamento à UnB. Conheça a história desses casais em matéria especial de Dia dos Namorados:

Aline e Anderson: os músicos

(Foto: Flavio Soares e Bruno Oliveira)

A história de Aline Gadelha, de 33 anos, advogada e violoncelista, e Anderson Bezerra, 35, trompista e professor da Escola de Música de Brasília (EMB) parece conto de fadas. Os dois cursaram Música na UnB e se conheceram fazendo o que mais gostam: tocando - Aline o violoncelo e Anderson a trompa.

Eles foram da UnB na mesma época, mas não chegaram a se conhecer na faculdade, pois Anderson era veterano. Anderson já não estava mais na UnB, mas eles viajaram juntos tocando pela Orquestra da Universidade em 2010. Na época, Anderson era noivo de uma musicista e Aline namorava outro músico. Parecia um desencontro. Porém, alguns anos depois, em 2013, eles foram convidados por um amigo em comum para participar de um projeto, e ali se reencontraram. O projeto durou 4 meses e, depois de finalizado, eles começaram a namorar em agosto de 2013.

Em agosto de 2016, eles viajaram para a Europa, e, ali mesmo, ficaram noivos. Anderson fez o pedido de casamento em um restaurante na esquina do hotel. “Os garçons ficaram super emocionados e começaram a falar várias coisas em alemão, que não fazemos ideia do que seja” brincou Aline. O casamento aconteceu em 16 de dezembro de 2017.

Desde 2018, o casal mora em Aveiro, Portugal, realizando o sonho de Anderson de estudar fora do país, licenciado para fazer mestrado. Aline conta que, mesmo com pouco tempo de casados, mergulharam na oportunidade: “Viemos para cá buscando novas vivências e, principalmente, crescimento musical para ambos. Estudar fora sempre foi uma meta e, assim, conseguimos atingi-la”.

Agora, outra coisa também está crescendo. Em novembro do ano passado o casal recebeu a notícia de que espera o primeiro filho, que nascerá em julho, em Portugal. Filhos sempre estiveram nos planos do casal, e Anderson sonha grande: quer ter três ou mais.

O casal celebra o amor um pelo outro duas vezes: em 14 de fevereiro, no Dia de São Valentim, em Portugal e, é claro, em 12 de junho. “O dia dos namorados é um excelente momento para lembrarmos de sair da rotina e curtirmos a vida de casal. Acreditamos que a data em si é mais um lembrete de que, apesar do dia a dia, nunca podemos deixar de ser namorados”, acredita o casal. Mudar de país reforçou a crença que eles já compartilhavam, que a alegria está nas pequenas conquistas. Assim, o sonho deles é conseguir construir uma família sólida e feliz.

A UnB uniu os dois, que sempre estudaram juntos, viajaram juntos e tiveram amigos em comum, mas que, apenas em 2013, se reencontraram. “A importância da UnB e da música em nossas vidas é tanta que nosso ensaio romântico foi nos Departamentos de Música, Cênicas e no RU. E, se for o caminho, que possamos um dia retornar à UnB enquanto docentes”, projetou Aline.

Mylena e Leonardo: unidos pelas redes sociais

(Foto: Cedida por Mylena e Leonardo)

As redes sociais uniram o casal que hoje não se desgruda mais. Mylena Givoni, de 20 anos, que está no 5º semestre de Letras e Leonardo Martins, de 20 anos, que faz Enfermagem e está no 5º semestre, se conheceram através de uma amiga em comum. O interesse era mútuo, mas eles nunca haviam se falado, apenas se conheciam “de vista”.

Leonardo pediu ajuda a amiga em comum, que sempre falava dele para Mylena. Até que Mylena adicionou Leonardo no Facebook. Porém, algumas semanas depois, ela recebeu dois recados no Instagram do UnB Paquera e Leonardo pensou que, se não agisse rápido, poderia acabar perdendo a oportunidade. Assim, ele mandou uma mensagem por direct do Instagram, os dois começaram a conversar e o relacionamento foi dando certo.

O casal completou um ano de namoro em 22 de maio deste ano. O relacionamento progrediu muito rápido e o pedido aconteceu pouco mais de uma semana depois que eles se conheceram. Eles contam que não sabem ao certo se o pedido de namoro aconteceu no café da manhã do Restaurante Universitário ou no Centro Acadêmico de Letras, o que importa é que, em uma semana, eles estavam oficialmente juntos. O casal acredita que, se não fosse a UnB e as pessoas que passaram pelo caminho, o namoro não aconteceria. “A UnB também foi muito importante para nós como indivíduos, para o crescimento pessoal de cada um. A pessoa que eu era antes de entrar na UnB e a pessoa que eu sou hoje é completamente diferente”, refletiu Leonardo.

Eles sonham em construir uma família e morar fora do Brasil. Viver em outro país sempre foi um sonho para ambos e, quando se conheceram, o sonho ficou ainda mais concreto. Mylena é apaixonada por trabalho voluntário e pretende expandir isso: ela faz parte de um projeto social chamado Inglês Para Todos, que ensina inglês para crianças carentes. Leonardo sempre sonhou em trabalhar na área da saúde e conta que é apaixonado pela profissão de Enfermeiro. Por isso, após realizarem o grande sonho de se formar na UnB, eles pretendem morar fora exercendo suas carreiras. O casal compartilha mais um desejo em comum: “poder dar para os meus filhos o que, infelizmente, em alguns momentos da minha vida não pude ter”.

Roberta e Daniel: da amizade ao namoro

(Foto: Maria Antonia Meneses/Campus Online)

O casal Roberta Alves, de 18 anos, e Daniel Mantilla, de 22 anos, juntos há quase 2 anos e meio, começou o namoro com uma amizade inusitada, que iniciou há quatro anos atrás: vizinhos, os dois sempre saíam para passear com os cachorros no mesmo horário todos os dias, junto com outros moradores da quadra. Dessa forma, se tornaram amigos e assim foram por muitos anos.

Quando Roberta entrou como caloura no curso de Letras na UnB, no 1º/2017, Daniel já estava terminando o primeiro semestre do curso Química Tecnológica. Eles começaram a ficar mais sério assim que ela entrou na UnB: sem data, nem pedido, eles acreditam que a relação nunca precisou de rótulos. “A gente não tem uma coisa de contar os meses, a gente não é muito disso, somos mais espontâneos, quando sentimos que temos que fazer algo mais especial, fazemos”, explicou Daniel.

Sem o pedido oficial de namoro, o casal escolheu uma data que era importante para eles:14 de fevereiro. Na época, eles nem namoravam ainda, mas marca um acontecimento importante para ambos, além de ser Dia dos Namorados na Venezuela, país natal do Daniel. Mesmo assim, Roberta conta que o casal comemora duas vezes: “Eu tenho duas datas de Dia dos Namorados, porque para mim é 12 de junho, mas também é 14 de fevereiro, para mim, os dois são importantes, então a gente comemora duas vezes basicamente”.

Uma das tradições do casal é comer tablito e amendoim picante. Quando eles fazem um programa mais caseiro, esse combo não pode faltar. Além disso, eles gostam muito de variar sabores, comidas e lugares, preferem não frequentar sempre um mesmo lugar.

Entre os sonhos do casal, com certeza, viajar juntos está em primeiro plano. Eles já viajaram várias vezes juntos, mas sempre com o grupo de amigos, nunca sozinhos como namorados. “Eu pretendo conhecer lugares novos, viajar para lugares diferentes e fazer dinheiro. É uma ambição que temos juntos e separados também”, explicou Roberta. Além desse sonho, eles também projetam o futuro: Roberta sonha em ter uma carreira acadêmica, se formar, fazer mestrado e doutorado. Já Daniel quer ser dono de seu próprio negócio e pretende começar esse projeto ainda na graduação.

Apesar de terem seus próprios sonhos, a UnB só fortalece e relação do casal, como explicaram: “a gente têm as mesmas ambições profissionais praticamente, temos a mesma mentalidade no sentido de longo prazo, acho que a UnB só fortalece isso, porque ambos tentam construir as mesmas coisas, cada qual na sua área. Então a UnB relaciona tudo e é tipo um elo entre a gente”. Roberta e Daniel gostam da ideia de sonhar separados e dividir as conquistas juntos.