Opinião
Editorial - A partilha do conhecimento

Historicamente, a universidade é o ponto de partida para as grandes mudanças que moldam a humanidade. Seja qual for a área de conhecimento em questão, aqui vai ser o espaço para expandir, criar, compartilhar, descobrir e inovar. Todas as produções científicas dessas instituições têm um objetivo em comum: gerar benefícios para toda a sociedade. A universidade não faz sentido quando ela é fechada em si mesma. Não faz sentido sem democracia.

Disseminar a ciência para todos os segmentos sociais é uma missão nossa, e essa ligação é chamada de extensão. Entre 24 a 28 de setembro,a Universidade de Brasília (UnB) vai se dedicar especialmente aos projetos de extensão, que devem unir alunos, professores e técnicos em mais de 600 atividades espalhadas nos vários departamentos da instituição. Durante os cinco dias, ocorrerão palestras, oficinas, cursos, minicursos, rodas de conversa, cinedebates, exposições e mostras disponíveis para todos.

A Semana Universitária, que para muitos é a do "saco cheio", é quando a UnB prova sua grandiosidade. É uma forma de retorno que a universidade dá à sociedade, que deposita fé, confiança e impostos nas nossas produções. O evento anual é o momento de todos nós retomarmos as reflexões sobre para quê e para quem serve a nossa instituição. No entanto, devido à suspensão temporária das aulas de graduação no período, muitos alunos e professores simplesmente somem dos campi. São ausências que geram perdas significativas.

Sementes deixam de ser semeadas e o tripé da excelência acadêmica perde o seu equilíbrio. O ensino, a pesquisa e a extensão são os três suportes que dão significado a nossa existência enquanto instituição científica. Cada um dos quase 40 mil alunos tem a obrigação moral de fazer valer o privilégio de ser estudante da UnB e entender que entre a ciência e a sociedade existe uma via de mão dupla, onde ensinamos, aprendemos e todos saem ganhando. Nenhum conhecimento é genuíno se o encerramos no pedantismo da academia. Assim como a felicidade, o conhecimento só é real se compartilhado.