Educação
Ameaçado pela devastação, Cerrado é tema de debate
Estudantes de Geografia promovem conversa sobre a destruição do bioma conhecido como caixa d'água do Brasil

O Cerrado já perdeu mais da metade da cobertura de vegetação. O bioma é responsável pelo abastecimento das três principais bacias hidrográficas do Brasil, abastecendo assim mais do 70% do território. Alunos da geografia organizaram uma roda de conversa para discutir a situação na Semana Universitária da UnB.

O evento "O cerrado não vai longe demais", foi realizado na segunda-feira (24), no Departamento de Geografia. Apresentar as problemáticas relacionadas à conservação do cerrado no Distrito Federal é de grande importância. Giovanna Urias, de 19 anos, estudante do quarto semestre de Geografia, comenta que a abordagem traz uma visão mais ampla da situação problema.

“A geografia é o principal espaço de análise da ciência que não se preocupa somente com a paisagem, trazendo informações construídas com os fluxos definidos a partir das relações humanas, sejam pessoais ou sociais”, explica.

Para Gabriela Maria da Silva, de 23 anos, que cursa o décimo semestre de Geografia, o grande risco do cerrado vem da falta de disponibilidade de água e a perda de vegetação. “A biodiversidade é gigantesca, então estamos perdendo vidas. Dessa forma, é bom se atentar à um problema alarmante que vem crescendo atualmente”, constata.

O cerrado é um termo utilizado para definir um tipo de vegetação que compõe a fitogeografia brasileira. Composto por um complexo vegetacional, possui uma alta biodiversidade, com cerca um terço da diversidade do país.

Os estados que integram o bioma são: Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), além do Sul do Pará e Maranhão, interior do Tocantins, oeste da Bahia e Minas Gerais, bem como o norte de São Paulo. Nestas regiões do Brasil encontra-se climas tropicais onde predominam duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa e a outra seca.

Edição de Pesdro Henrique Gomes