Política
Apesar das nove horas disponíveis para votação, eleitores saem de suas casas antes das 8h para confirmar o voto

O domingo costuma representar um dia de descanso para muitos brasileiros, mas este é diferente. É dia de decisão. A eleição de 2018 tem gerado grande expectativa. A ansiedade chegou cedo a muitos eleitores, que antes mesmo de os portões de suas zonas se abrirem já aguardam a sua vez de votar. Antes das 8h da manhã, cerca de 70 pessoas esperavam para votar na zona 019, na Escola Bilíngue de Taguatinga.

O motivo para votar cedo nem sempre é a ansiedade. Muitos brasileiros têm outros compromissos a cumprir ao longo do dia. Esse é o caso de Denis Gomes, de 42 anos, que foi o primeiro a chegar em sua zona eleitoral, às 6h40. Ele trabalha como vigilante e precisa trocar de turno com o colega, que deveria sair às 7h. Apesar da pequena mudança no horário, Gomes garante que o restante do dia seguirá normalmente.

Em função do expediente de trabalho, Denis Gomes chegou bem cedo para votar, às 6h40. (Foto: Ana Lídia)

Na filas, muitas crianças acompanhadas dos pais. Núbia Rodrigues, 27 anos, e Cristiano Gualberto, de 32, também chegaram antes das 8h. No colo, a filha Vanessa. Apesar de ter o restante do dia livre, eles preferem estar entre os primeiros a votar. "É bom para agilizar o resto do dia", afirma Cristiano Gualberto. O casal não vota na mesma escola, mas um acompanha o outro. Enquanto o pai vota, a pequena Vanessa brinca nos corredores. A mulher garante que levar a criança não é um problema: "Ela gosta de acordar cedo".

O casal Núbia Rodrigues (27) e Cristiano Gualberto (32) também foram votar cedo, com a filha Vanessa. (Foto: Ana Lídia)

Mardilene Queiroz e Joaquim Torres são casados há seis anos e pela segunda vez partilham a mesma rotina. Assim como o outro casal, eles não votam no mesmo lugar. Neste caso, o "Torres", como é apelidado, vota em uma cidade do Goiás. Os dois acordam cedo para primeiro garantir o voto da esposa. Após isso, viajam cerca de 400 quilômetros para garantir o voto de Torres.