Comportamento
Ocorrências nas dependências da UnB diminuem em comparação a 2017, mas alguns pontos continuam perigosos
Número de ocorrências diminuiu de 190 para 126, se comparados os primeiros semestres de 2017 e 2018

Apesar das medidas implementadas pela UnB a fim de melhorar a segurança, relatada na matéria do Campus Online UnB melhora a segurança mesmo sem aumento nos recursos, a pauta da segurança continua sendo uma constante entre os alunos da instituição de ensino. Pegar aulas à noite e estacionar carro ou bicicleta são tarefas que ainda despertam receio em meio à comunidade acadêmica.

De acordo com a Diretoria de Segurança da UnB (Diseg), apenas no primeiro semestre de 2018 mais de 60 ocorrências foram feitas por arrombamento e furto de veículos nas dependências da universidade. Apesar de grande, o número é menor que os registros do primeiro semestre do ano passado.

Os dados fornecidos pela Diseg sugerem diminuição de registro em todas as ocorrências, mas ainda longe do ideal, o que mantém a insegurança dos alunos.

(Arte: Isabela Castilho)

Questionada sobre os locais de maior ocorrência dentro do Campus Darcy Ribeiro, a Assessoria de Comunicação da UnB informou que a metodologia da coleta de dados por parte da diretoria de segurança não foi constante ao longo dos anos e, portanto, não era possível afirmar precisamente o local mais perigoso da universidade.

Insegurança redobrada no período noturno

O estudante de comunicação organizacional Filipe Alemar conta que fazer curso pelo período noturno é viver com medo: “estudo à noite e sempre fico bastante receoso de ir pra parada ou pro estacionamento quando preciso ficar depois da aula pra desenvolver algum trabalho. Fica tudo deserto e o quadro piora com a iluminação baixa. Caminhos de apenas minutos se tornam tenebrosos, a palavra é medo”.

Parada de ônibus na ponta norte do Instituto Central de Ciências (ICC). Muitos alunos precisam pegar ônibus após as aulas, porém trajetos curtos tornam-se perigosos por conta da pouca luminosidade e fluxo reduzido de pessoas e carros. (Foto: Vitória Russel)

Câmeras de segurança

Neste ano, 350 novas câmeras foram espalhadas pela universidade, e foi uma delas que flagrou o roubo de um notebook ocorrido na Faculdade de Comunicação (FAC) este mês. O equipamento pertencia a um estudante de Direito da UnB, que deixou o computador na área de convivência da FAC e, ao retornar, não o encontrou mais. Apesar das imagens terem captado o momento, não foi possível reconhecer a identidade do infrator.

Já no caso da Rayanne Marzagão, que estuda ciências ambientais, as câmeras não conseguiram sequer fornecer pistas. A bicicleta dela foi furtada, mesmo trancada, em frente ao Restaurante Universitário (RU) por volta das 18h, no ano passado. De acordo com ela, “o que mais impressionou foi o tempo”, pois esteve dentro do restaurante por apenas 20 minutos.

Ações para melhoria da segurança

O Campus Darcy Ribeiro continua a buscar alternativas para a diminuição ainda maior da violência e crimes no campus. Neste semestre, conforme noticiado pela matéria UnB melhora a segurança mesmo sem aumento nos recursos, foram instaladas cadeiras elevadas nos estacionamentos e mais câmeras ao redor dos prédios do campus.

Além disso, o Departamento da Ciência da Computação, liderado pelo professor Marcelo Ladeira, desenvolveu um aplicativo chamado UnB Alerta, com o objetivo de facilitar a notificação e o registro de ocorrência nos campi da Universidade. Ele permite que qualquer pessoa que circule pela instituição faça alertas georreferenciados em tempo real. Em 2017, a Administração Superior "adotou" o UnB Alerta como ferramenta auxiliar para a melhoria da segurança da comunidade acadêmica.

O aplicativo só está disponível para o sistema operacional Android. Usuários de outros aparelhos podem fazer as ocorrências por meio do site https://unbalerta.unb.br/.

Por Gabriel Escobar e Vitória Russel