Comportamento
Maioria de frequentadores de happy hour na UnB diz obedecer a Lei Seca
O Campus esteve na última quarta-feira (31) no evento Sarrada ou Travessuras, promovido pelo CA de Ciência da Informação, para saber como o público se comporta

De agosto a outubro de 2018, 9.196 motoristas foram flagrados sob efeito de álcool nas rodovias do Distrito Federal, de acordo com dados do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A L4, por exemplo, uma das principais vias de acesso à Universidade de Brasília (UnB), é considerada uma rodovia (Rodovia DF-004 km 13).

Com o maior público de faixa etária entre 18 e 24 anos, os Centros Acadêmicos (CA's) de diversos cursos da UnB realizem semanalmente happy hours, eventos de integração que ocorrem nas dependências da universidade e são abertos ao público geral. Nos happy hours (ou HH´s, como são popularmente conhecidos) é possível observar a venda predominante de bebidas alcoólicas, tanto por alunos quanto por vendedores ambulantes que se deslocam para a universidade por ocasião desses eventos.

O Campus Online esteve no happy hour realizado na última quarta-feira (31) pelo CA de Ciência da Informação, no Instituto Central de Ciências (ICC) Sul. Frequentadores ouvidos pelo jornal, sem identificar o nome, afirmaram, em sua maioria, obedecer e aprovar a legislação que prevê a punição a quem bebe e dirige.

"É muita responsabilidade uma pessoa beber e sair dirigindo, não só pela vida dela, mas pelas outras vidas", disse um aluno de arquivologia, de 22 anos, ao concordar que a Lei Seca é justa. No entanto, ele revelou não achar a legislação tão eficaz: "não tem como fiscalizar cem por cento, então acaba tendo muitos riscos ainda, mas ela [a lei] ajuda a diminuir bastante [os casos de alcoolemia ao volante]".

Segurando a lata de cerveja na mão, outros dois estudantes, de administração e educação física, de 23 anos, admitiram que iam dirigir depois do evento. "Se eu sei que vou beber e ficar alterado, então não dirijo. Mas, se sei que vou beber pouco, igual hoje, eu bebo e dirijo", confessou um dos motoristas após assumir ter a consciência de que pode causar um acidente ao praticar o ato ilegal.

O que diz a lei

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997), o condutor que for flagrado sob efeito de álcool, além de cometer infração gravíssima, tem a CNH recolhida, o direito de dirigir suspenso e deve pagar multa de R$ 2.934,70. Se reincidente, o valor da multa é redobrado. O motorista está sujeito ainda, em casos de acidentes com lesão corporal grave ou gravíssima, à pena de reclusão de 2 a 5 anos e, se houver morte, de 5 a 8 anos.

No geral, independente de cumprir a norma, os alunos também acreditam que, para ser eficiente a Lei Seca, é necessário que o governo invista mais na aplicação de campanhas educativas. "Eu acho que deveria ter um pouco mais de incentivo. Eles [as instituições] são muito reguladores. A galera [população] não está preocupada com a segurança, mas em não tomar a multa e não ficar presa", apontou um aluno de 26 anos, do curso de biologia.

Em 2018, os órgãos de trânsito do DF promoveram atividades educativas no campus Darcy Ribeiro durante mais uma campanha Maio Amarelo, com o objetivo de alertar as pessoas para o alto índice de acidentes e mortes nas vias. Na intenção de um posicionamento a respeito das ações de educação direcionadas ao público da UnB, tentamos contato com o Departamento de Trânsito (Detran), que até o fechamento desta matéria, não respondeu.

Mortes por acidentes de trânsito

Mais de 1,2 milhão de pessoas morrem por ano, no mundo, em acidentes de trânsito, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Nessa estatística, a embriaguez ao volante é uma das principais causas das fatalidades nas estradas do Brasil.