Educação
UnB oferece programas de intercâmbio para alunos da graduação
Só neste semestre, 126 alunos participaram dessas atividades

O sonho da geração Y e Z é viajar o mundo. Ainda mais quando essa oportunidade concilia conhecer novos lugares, cultura e estudos… E quem sabe um futuro trabalho neste lugar?

E quem nunca ouviu falar de fronteiras líquidas? Hoje em dia se conhece tanto das outras culturas, mas o intercâmbio permite que você esteja imerso nesse universo. Conhecer a forma de vida nesse lugar permite uma expansão da forma de pensar. Mas, ainda, muitos estudantes da UnB não sabem que existem facilitadores para fazer intercâmbio durante a graduação.

A Universidade de Brasília (UnB), além de oferecer oportunidade de ensino presencial e a distância, também promove atividades de intercâmbio para os estudantes. Estes podem se candidatar a mobilidades internacionais por meio de diferentes modalidades, baseadas nos acordos Internacionais entre a UnB e demais instituições de ensino superior.

São 46 países que possuem convênios de estudo com a Universidade de Brasília, feitos através de Acordos Internacionais. Entretanto, esses relatórios possuem uma limitação de tempo, que pode ou não ser renovada, mas que demonstram o interesse das Universidades em promover uma ligação entre academias, atividades intelectuais e projetos.

Três são os métodos de intercâmbio oferecidos pela Universidade. O primeiro, de âmbito geral, ou seja, que não se restringe a alguns cursos específicos, é o chamado Acordo Bilateral. Neste, a atividade é realizada através de convocações no site da Universidade de Brasília. Os editais são feitos a cada semestre e os estudantes precisam estar atentos às universidades que estão participando da seleção e dos requisitos necessários. Mas há fatores que sempre influenciam, como o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), responsável por mensurar o rendimento acadêmico do estudante com base em menções nas disciplinas e das atividades realizadas na faculdade, e que é levado em consideração no processo de escolha dos intercambistas. A nota máxima para o IRA é igual a cinco e para a aprovação no programa, deve-se ter pelo menos nota igual ou superior a 3,5.

Além disso, o programa de intercâmbio internacional conta com mais quatro requisitos. São eles: ser aluno regular de graduação e não possuir processo administrativo contra sua pessoa; ter entre 40% e 90% dos créditos exigidos do curso; não ser provável formando e ter bom domínio do idioma oficial do país da instituição anfitriã.

Estudantes de alguns cursos possuem processos específicos para ingressarem em universidades estrangeiras que oferecem esses cursos. Aos estudantes de Direito, por exemplo, selecionados através da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT), os países do Mercosul oferecem parcerias e os intercambistas podem até estagiar em cortes supremas durante o período de estadia no exterior. E, ainda, falando dos países do Mercosul, os estudantes de Medicina Veterinária e Agronomia podem participar do Programa Marca. Para isso, é necessário que haja equivalência entre os projetos da Faculdade de Agronomia e de Medicina Veterinária.

Como participar do processo de selação

No site da INT é preciso ir para a seção dos editais. Lá terão as regras básicas para que o estudante possa fazer a pré-seleção. A seleção deste ano é para intercâmbio na Sapienza Università di Roma, na Itália.

Para isso, o estudante deve estar regularmente matriculado no semestre anterior à realização do intercâmbio, estar no mínimo no 2º semestre (de acordo com o fluxo do curso) e ter completado pelo menos 60 créditos do atual curso. Para o idioma, o requisito é nível intermediário em inglês e/ou em italiano. O aluno também não pode ter sido selecionado em editais de intercâmbio da INT nos últimos dois anos.

A primeira etapa de participação, eliminatória, consiste na análise das condições de participação, ou seja, saber se todos os estudantes atendem aos critérios mencionados. A segunda etapa é classificatória e os candidatos serão ordenados de forma decrescente conforme o valor do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

Só neste semestre, por exemplo, 126 alunos participaram em programas de intercâmbio. A estudante Giovanna Buzzi cursa arquitetura e urbanismo e está fazendo intercâmbio na França. Ela contou um pouquinho mais da experiência no áudio abaixo, confira:

Aos alunos selecionados, há orientações que devem ser seguidas para a seleção da Universidade no exterior. Para isso, no site há indicações para que ocorra tudo certo no processo de matrícula. Entretanto, também é preciso ficar de olho no tempo. Para mais informações, acesse: http://www.int.unb.br/br/.

Texto por Gabriel Escobar e Natália Fechine