Universidade
Desafios da metrópole brasiliense

Na última sexta-feira (27), foi discutida a produção de conhecimento sobre a metrópole do Distrito Federal em um encontro de pesquisadores de diversos departamentos no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). A roda de conversa se iniciou às 14h e se encerrou às 16h no último dia da 19ª Semana Universitária.

Os debatedores foram o arquiteto Benny Schvarsberg, o economista Julio Flavio Gameiro Miragaya e o agrônomo Manoel Pereira de Andrade.

Foram debatidos cerca de 15 temas como políticas públicas (saúde, educação, cultura e mobilidade), concentração da renda e da riqueza, privatizações, investimentos públicos e custeio em serviços públicos e empresas estatais.

Benny Schvarsberg iniciou o diálogo sobre o tema “A UnB e a metrópole brasiliense” apontado os desafios do planejamento da metrópole contra a desigualdade socioespacial. Houve uma breve auto-apresentação dos participantes, que ao final dos temas abordados apresentaram suas ideias. Foi citado o entorno metropolitano, as relações atuais de trabalho, a expansão agroindustrial, a necessidade de haver a criação de sindicatos e banco de teses, e a importância de haver mais reuniões semelhantes com pesquisadores individuais.

Durante o evento foi realizado uma petição para a criação do “Centro de Estudos Regionais e da Metrópole Brasiliense e de sua Região de Influência”. A ideia foi apresentada no dia 18 de junho de 2019 em uma reunião realizada no Salão de Atos da UnB entre 18 professores, pesquisadores e pós-graduandos com conhecimento em agronomia, arquitetura, economia, educação, sociologia e tecnologia.

Texto e imagem por Jeovana Carvalho, aluna da disciplina Apuração e Texto Jornalístico 1, sob supervisão e revisão do professor Solano Nascimento.