Educação
Instituto de Física da UnB recebe alunos de escolas do DF na SemUni

Nesta quinta-feira (27), os alunos do Instituto de Física (IF) da Universidade de Brasília (UnB) apresentaram diversos experimentos lúdicos e interativos na Experimentoteca da UnB, como parte da programação da Semana Universitária 2018. Esta demonstração dos experimentos como o pêndulo, propagação de ondas, giroscópio e bobinas ajudou na compreensão de fenômenos físicos, que chamou a atenção dos alunos de diversas escolas do ensino fundamental e médio do Distrito Federal (DF).

O objetivo dos experimentos é aproximar a física, principalmente, para os alunos do ensino médio e para comunidade durante o ano inteiro. Gabriel Evangelista, 21, técnico do laboratório e aluno de graduação do IF, contou que os experimentos são uma forma de mostrar para os alunos o produto final dos números e fórmulas que eles estudam no período escolar.

Letícia Queiroz Santiago, estudante do curso de física, disse que o projeto é desenvolvido com base em novos métodos. "O projeto deixa o visitante se envolver e interagir com os experimentos, e a colocar questões. Ajudando a entender onde realmente aplica-se a física."

O laboratório de Experimentoteca do Instituto de Física da UnB, atende de 60 a 200 alunos por semana durante um período normal do semestre. Na Semana Universitária 2018 estão atendendo 400 alunos por dia, ministrado por cinco alunos monitores de graduação em física. Para quem tiver interesse em visitar a Experimentoteca do Instituto de Física da UnB, estão abertas duas turmas. Pela manhã de 8h às 12h e pela tarde das 14h às 18h. O Instituto de Física fica localizado no Instituto Central de Ciências (ICC) central da UnB.

Edição de Eduarda Esposito