Universidade
Instituto de Relações Internacionais recebe feira de troca de livros solidária
Troca de livros mobiliza alunos em prol de arrecadação de mantimentos para creche localizada na Estrutural.

A feira ocorreu na última segunda-feira (23) no Instituto de Relações Internacionais (IREL). Quem participou do evento também pôde adquirir livros a partir da doação de mantimentos, todos destinados à Creche da Tia Tatá, que atende crianças carentes na Estrutural. O intuito da feira é promover uma troca de livros sustentável.

Vânia Carvalho Pinto, professora e pesquisadora do IREL, explica que a ideia de promover uma feira de troca de livros surgiu por meio da escola da filha dela que já havia realizado algo parecido. Nesse contexto, professores doaram parte do material que seria trocado.

Ana Luci, 26, trabalhou como voluntária na feira. Ela conta que a maioria das voluntárias são orientandas da professora Vânia Carvalho e membros do Centro de Estudos de Gênero e Relações Internacionais (CEGRI), grupo que estuda a construção de identidade de gênero no Oriente Médio e na Ásia. “Nós temos muito livro na estante que ninguém usa”, afirma.

Os alunos do terceiro ano do Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois, de Planaltina, também visitaram a feira sustentável. Helen Santos, 30, professora responsável pelos estudantes, explicou que a ida à UnB tem o propósito de mostrar a dinâmica da Universidade a eles.

Lauro Celso, 49, estudante de Turismo, foi o encarregado por guiar os alunos pelo campus. Ele afirmou que muitas escolas optaram por fazer um tour na UnB no decorrer da Semana Universitária.

O evento foi seguido pelo segundo Colóquio Solidário, que aconteceu no próprio IREL à tarde. Essa atividade teve o intuito de reunir estudantes que queriam compartilhar projetos acadêmicos próprios, com a possibilidade de discussão entre eles. O candidato também deveria doar mantimentos para ter a sua inscrição efetivada.

Texto por Thiago Guimarães, aluno da disciplina Apuração e Texto Jornalístico 1. Revisão de Ana Luísa Santos. Imagem cedida pela organização do evento.