Universidade
Leitura e escrita para crianças são tema de roda de conversa na Semana Universitária
¨A literatura tem um papel de estimular as crianças a pensar¨, é o que afirma a professora e escritora Alessandra Alexandria, 41. A pedagoga desenvolve um trabalho de contação de histórias para crianças através de livros de sua autoria.

No início da manhã de terça-feira (24), a leitura, a escrita e as formas de como são abordadas atualmente foram temas de uma roda de conversa. O momento faz parte da programação da semana universitária da Universidade de Brasília (UnB). A conversa teve como proposta principal a troca de experiências em relação ao hábito de ler e a prática da escrita entre os participantes.

O estudante de letras da UnB, Mateus de Morais, 19, um dos convidados do evento, conta como seu processo de leitura, que começou na adolescência, ajudou na criação do seu book instagram, Recanto Insano.

O projeto digital Recanto Insano, é uma conta no Instagram que ele usa para expor sua visão sobre os livros que já leu. Para o escritor, a literatura abre os olhos da sociedade em relação a diversas formas de repressão e desrespeito ligadas à liberdade de expressão e escolha.¨A gente não dá muita visibilidade para autores nacionais, eu mesmo não dava¨, afirmou. O estudante disse que ainda hoje os próprios leitores brasileiros lêem poucos escritores do país.

Também fizeram parte da conversa vários estudantes da Universidade e pessoas da comunidade, que trocaram suas vivências de leitura e o papel que a mesma desenvolve em suas vidas, seja social ou profissionalmente.

O jornalista Luciano Vellasco, 30, também tem um projeto digital, assim como o estudante. A Academia Literária foi criado em 2013 e teve como propósito inicial ser uma espécie de primeira experiência para o jornalista, já que ele sonha em escrever um livro.

A professora da Faculdade de Educação (FE) Paula Gomes de Oliveira coordenou a conversa de forma dinâmica e interativa. O momento se encerrou no fim da manhã e teve uma avaliação na qual cada um dos participantes definiu o encontro com uma palavra.

Texto e imagem por Maria Suzana, aluna da disciplina Apuração e Texto Jornalístico 1, sob supervisão e revisão do professor Solano Nascimento.