Universidade
Universidade também é espaço para autocuidado

Durante as atividades da Semana Universitária de 2019 da Universidade de Brasília (UnB), a Faculdade de Saúde (FS) promoveu, na terça-feira (24/09), uma roda de conversa e atividades para o exercício do corpo e da mente. O objetivo dos idealizadores da programação era induzir a promoção à saúde também nas instituições de ensino e avaliação.

“Aprendemos e fizemos atividades para relaxamento, respiração e também conversamos sobre a importância do cuidado pessoal. A energia foi incrível”, avalia Davi Cavalcanti, estudante do curso de música, que reforçou que as discussões sobre a necessidade de práticas integrativas foram esclarecedoras.

Os olhares sob o cuidado da mente têm uma conotação excepcional neste mês, em função do Setembro Amarelo. Porém, a coordenadora do evento e professora de enfermagem Leides Barroso explica que essas atividades são recorrentes em locais comunitários da UnB durante todo o ano. “Já fizemos dois eventos em setembro, mas não dá para pensar nisso só no Setembro Amarelo. Temos que nos preocupar sempre com a saúde mental”, discursou a professora durante a atividade.

A oficina teve início pela manhã, com práticas de yoga, de controle da respiração e meditação, guiadas pela professora. Além disso, Marcelo Augusto do Amaral, especialista em Terapia de Redução do Estresse, ensinou uma técnica de libertação do estresse e tensão acumulada através de sete exercícios simples. Essas atividades são opções para manter a calma em situações frustrantes.

Após o almoço, a assistente social Lucy Mary Cavalcanti trouxe um novo assunto à roda: a expressão. Segundo ela, esta é uma valiosa forma de conexão do corpo e da mente, além de uma oportunidade de colocar para fora o que os tem angustiado. Os alunos puderam, então, aprender sobre a arte terapêutica e ilustrar e praticar a dança sênior, criada para levar movimento aos idosos. A mensagem que Lucy deixou foi sobre a relevância de exteriorizar os sentimentos e realizar atividades que promovam a diversão pessoal.

A estudante de enfermagem Fernanda Almeida conclui que é importante levar as práticas aprendidas para vários campos. “Sabíamos que algumas dessas práticas existiam, mas pudemos colocá-las em ação hoje. E uma coisa posso dizer, funciona mesmo”, afirmou.

Texto e imagem por Manuela Ferraz, aluna da disciplina Apuração e Texto Jornalístico 1, sob supervisão e revisão do professor Solano Nascimento.