Universidade
Faculdade de Educação Física promove mesa redonda sobre obtenção de créditos com esporte universitário

Na manhã da última terça-feira (24), a Faculdade de Educação Física (FEF) promoveu uma mesa redonda em seu auditório com o tema: “Como ganhar créditos ou horas complementares para trabalhar no esporte universitário da UnB - FEF”. O objetivo foi prestar explicações a respeito do tema, tirar dúvidas dos estudantes e mostrar os benefícios em participar de algum projeto ou programa de extensão.

Apesar da alta divulgação, o professor Alexandre Luiz Gonsalves Rezende, que também é diretor da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC), ressaltou que ainda há uma falta de interesse da comunidade universitária para participar. “Esse programa já foi criado há dois anos. Já tem até edital com bolsa, as bolsas sobram”, disse ele.

Os sistemas olímpicos e de modalidades existem em função do esporte. Na Universidade de Brasília, o propósito não é o esporte, e sim ensino, pesquisa e extensão. Este último é o espaço adequado para introduzir na Universidade de Brasília (UnB) o apoio ao estudante para praticar esportes ou até mesmo trazer as dimensões acadêmicas para o espaço esportivo. Nos três últimos anos, a Universidade apareceu no ranking de esporte universitário das universidades de todo o País, sendo a primeira pública a fazer parte dele.

Os estudantes interessados em participar dos projetos e programas de extensão devem fazer o cadastro no site do Sistema de Extensão (SIEX) e se inscrever no que pretende fazer. Se não estiver inscrito, não recebe os créditos, os quais só são recebidos no semestre seguinte e é necessário que o aluno tenha 75% de presença.

Caso o estudante não queira praticar algum esporte ou dança, existe a possibilidade de participar de forma acadêmica, utilizando de seu próprio curso. O diretor ressaltou que falta a ponte entre aluno, professor e o pessoal do esporte e que eles possuem muitas necessidades. Quando não for uma modalidade específica do esporte, é possível que você se envolva academicamente.

Pensando nessa oportunidade, foi criada a possibilidade dos alunos ganharem créditos classificados como voluntários sendo treinadores, colaborar com a arbitragem, primeiros socorros e treinamento esportivo. O Núcleo do Esporte Universitário (NEU) é um projeto de extensão no qual um professor supervisiona e os estudantes que ministram as aulas. Tanto quem dá aulas quanto quem assiste às aulas recebe créditos ou horas.

Texto e imagem por Bianca Mingote, aluna da disciplina Apuração e Texto Jornalístico 1, sob supervisão e revisão do professor Solano Nascimento.